Pomerode, der deutscheste Stadt des Brasiliens. A cidade mais alemã do Brasil.

Dia 30 de dezembro de 2011 estive em Pomerode e aproveitei para registrar algumas imagens que por si só descrevem a cidade mais alemã do Brasil.

______________________________________________________________________________________________________________________
Pomerode foi fundada em meados de 1861, com a chegada dos imigrantes alemães às terras catarinenses, sobretudo Blumenau. A maior parte desses imigrantes alemães vieram da histórica região da Pomerânia, de onde se origina o nome do município, situada entre o norte da Alemanha e a Polônia. Os pomeranos são descendentes de uma mistura de povos germânicos e eslavos e, desde o século XII, quando passaram a fazer parte do Sacro Império Romano-Germânico, sofreram um processo de germanização de seu idioma e costumes. Quando chegaram ao Brasil, os pomeranos não se identificavam como alemães, pois possuíam características culturais distintas. Entretanto, com o passar do tempo, acabaram se incluindo entre os alemães. Com o fim da II Guerra Mundial, a maior parte da Pomerânia foi anexada à Polônia e apenas uma pequena parcela ficou com a Alemanha, chamada de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Muitos pomeranos se refugiaram na Alemanha Oriental ou emigraram para outros países, perdendo grande parte de seus costumes. Prova disso é que o Brasil tem mais falantes da antiga língua pomerana do que a própria Alemanha.

Este vídeo é o oficial da Prefeitura da cidade.

______________________________________________________________________________________________________________________
Este outro vídeo é uma reportagem da Deutsche Welle destacando a colonização do sul do Brasil por imigrantes alemães, com destaque para a cidade de Pomerode.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s