Ausländerbehörde. Departamento de Estrangeiros.

Hoje, 03.04.2012, fui ao Ausländerbehörde solicitar o Aufenthaltstitel (visto de permanência). Eu estava bastante temeroso, pois algumas pessoas haviam me falado que eu poderia ter problemas. Mas no fim das contas, deu tudo certo. Frau Kopp foi bastante atenciosa, mas um pouco seca demais pro meu gosto. No fim, ela implicou com a foto. Deveria ser biométrica. Quando fui fazer a foto, pedi para que fosse biométrica. Vejam só, serviços errados também acontecem na Alemanha. Recebi um Fixionsbescheinigung (autorização) que vale como se fosse o visto, enquanto aguardo a chegada do Aufenthaltstitel dentro de 6 semanas. Mas havia tanta gente lá no Ausländerbehörde! Nunca imaginei que numa cidade tão pequena como Halle pudesse haver tamanho número de estrangeiros. Não consegui identificar a nacionalidade de ninguém; eram tantos rostos diferentes.

*Em tempo, o segundo dia na Uni foi mais tranquilo que o primeiro. Me mostraram a rotina dos Laboratórios, o que pode e o que não pode; a minha sala; conheci um colega indiano. Amanhã apresento meu Vortrag (Seminário) e pra variar estou nervoso. Mas acho que vai dar tudo certo!

5 comentários sobre “Ausländerbehörde. Departamento de Estrangeiros.

  1. Karina disse:

    Oi Leo! Aqui também tem muito estrangeiro. No meu lab tem 2 indianos, mas encontro muitos pela cidade, muitos mesmo! Aqui também tem bastante chineses. Americano no meu laboratório é o que menos tem! Abraço.

    1. Leopoldo disse:

      Oi Karina! No campus da Uni já vi um monte de indianos e alguns chineses tb. No instituto tem uma russa, um sérvio, um indiano e agora um brasileiro!

      E como tá o convívio com o pessoal? Tão te ajudando bastante?

      Bjs.

  2. Gustavo Felipe Krug de Souza disse:

    Leopoldo, quais documentos teus apresentasse no Auslanderbehorde para conseguir o visto?
    Sabes se é no Auslanderbehorde que eu solicito o meu passaporte alemão? Eu tenho descendencia alemã.
    Obrigado,
    Aguardo resposta.

    1. Leopoldo disse:

      Oi Gustavo! Td bem?
      No Ausländerbehörde apresentei:
      – matrícula da universidade,
      – registro na prefeitura (Einwohnermeldeamt)
      – comprovante da bolsa de estudos
      – comprovante de residência (pode ser o contrato de aluguel; Mietvertrag)
      – passaporte
      – fotos 5×7 biométrica

      Acho que foram esses documentos para obter o visto temporário de residencia (Aufenthaltstitel)

      Com relação ao passaporte alemão, seus descendentes chegaram antes ou depois de 1914? Caso tenha sido após essa data, as chances são maiores. Não posso te afirmar com certeza, mas creio que vc terá que ir no Departamento de Imigração, localizado em grandes cidades, como Berlim, Munique e Hamburg.

      Um abraço,
      Leopoldo.

Deixe um comentário

